Desafios do TDAH: Uma jornada “tranquila” interrompida pela alfabetização?

Caros pais e mães de crianças com TDAH, entendemos a complexidade do caminho que seu filho está percorrendo. Aprender a ler e a escrever é um processo que envolve muitas etapas e competências diferentes. Primeiramente, os pequenos devem desenvolver habilidades fundamentais de percepção da linguagem e coordenação motora, além de exercitar funções executivas que desempenham um papel crucial na alfabetização.

Seu filho pode enfrentar desafios ou atrasos na aquisição da linguagem, o que pode ser um indicativo de dificuldades futuras na alfabetização. No entanto, não desanimem. Aqui é onde a importância do papel do fonoaudiólogo se destaca. Durante a fase pré-escolar, esse profissional está apto a observar e avaliar quaisquer alterações ou atrasos na linguagem e na fala, permitindo uma intervenção preventiva para facilitar o processo de alfabetização.

Além disso, a atenção é uma habilidade-chave nesse processo. Seu filho precisa ser capaz de se concentrar adequadamente e utilizar suas funções de atenção. O fonoaudiólogo pode auxiliar nisso, melhorando a comunicação e a linguagem da criança, com foco nas habilidades de fala e audição, e fornecendo estratégias e técnicas úteis para auxiliar na alfabetização.

A aquisição de leitura e escrita envolve uma série de componentes, como a linguagem oral, o processamento fonológico, a consciência fonológica, a memória de trabalho, e a capacidade de distinguir entre letras e desenhos. Crianças com TDAH podem enfrentar dificuldades adicionais em todas essas áreas, pois costumam ter dificuldade com a autoregulação emocional e cognitiva, especialmente em tarefas que não apresentam uma recompensa imediata.

Um ponto crucial a se observar é a dislexia, que é uma comorbidade comum no TDAH. A dislexia, uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, pode adicionar uma camada extra de desafio ao processo de alfabetização. Por isso, é essencial que a dislexia seja identificada e abordada juntamente com o TDAH, garantindo uma estratégia de intervenção completa e eficaz.

Lembre-se, o diagnóstico precoce é fundamental e pode abrir portas para intervenções adequadas que ajudarão seu filho a superar seus desafios e a progredir no processo de alfabetização. Com o apoio certo e a intervenção precoce, podemos juntos pavimentar um caminho de sucesso para seu filho, mesmo diante dos desafios do TDAH e da dislexia.

Christianne Rodrigues
Fonoaudióloga com experiência de 11 anos nas áreas clínica e educacional;
Residência Multiprofissional em Pediatria – HULW/UFPB;
Mestranda em Linguística – UFPB;
Pesquisadora e cientista da linguagem humana – LAPROL/UFPB;
Coordenadora da pétala da educação do Instituto Blumen – SP;
Professora, autora e palestrante.

1 Comentário. Deixe novo

  • Amo acompanhar seus textos por aqui! Sou professora alfabetizadora e atendo crianças autistas e/TDAH e recentemente iniciei o atendimento de uma criança com DI. A cada dia percebo a importância de um trabalho integrado e articulado com os profissionais de fonoaudiologia que atendem meus aprendizes.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir